Mundo

Projeção da CNN dá vitória a Obama no disputado estado da Flórida

Agência France-Presse
postado em 10/11/2012 17:02

Washington - O democrata Barack Obama conquistou os 29 votos da Flórida (sudeste) na eleição presidencial, que aconteceu na terça-feira, depois de uma longa apuração dos votos, indicou uma projeção da CNN neste sábado.

A Flórida foi o último estado a terminar sua contagem de votos. O anúncio da vitória do presidente Barack Obama contra o seu rival republicano, Mitt Romney, já havia sido declarada.

A vitória na Flórida faz com que Obama registre um total de 332 votos no Colégio Eleitoral, contra 206 para Romney.

Ao contrário da eleição presidencial de 2000, que opôs Al Gore a George W. Bush, os resultados da Flórida não foram determinantes, porque o presidente já havia recebido um número suficiente de votos para ser reeleito.

Um assessor de Mitt Romney reconheceu na quinta-feira a derrota de seu candidato neste estado-chave, antes mesmo do final da apuração. "Nós pensávamos que (...) tínhamos feito o que era preciso para vencer. Claramente, este não foi o caso", afirmou Brett Doster, assessor da campanha de Romney na Flórida, em um comunicado citado pelo Miami Herald.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação