Mundo

Polícia admite que deputado britânico falecido abusou de menores

Agência France-Presse
postado em 27/11/2012 20:20
Londres - A polícia britânica admitiu pela primeira vez, esta terça-feira (27/11), que um deputado falecido em 2010 abusou sexualmente de menores nos anos 1960 e que o sofrimento das vítimas devia ser publicamente reconhecido.



Quando vivo, Cyril Smith, membro do Parlamento conhecido pela figura imponente, pois pesava 128 quilos, e falar sem rodeios, sempre era rodeado de boatos sobre envolvimento com pedofilia. Em 1970, 1988 e 1999, três investigações foram abertas, mas terminaram sem denúncias.

A polícia de Manchester e a promotoria anunciaram esta terça-feira que se fosse aberta uma investigação hoje, ele seria considerado culpado.

A polícia "reconhece hoje publicamente que jovens foram vítimas de abusos físicos e sexuais cometidos por Smith", disse um porta-voz esta terça-feira.

"Em três ocasiões foram transmitidos à promotoria informes sobre os abusos cometidos por Smith, mas não foram realizadas diligências", acrescentou.

Em um comunicado, a promotoria também destacou que a decisão tomada na ocasião "não seria hoje a mesma" e que a legislação mudou desde então.

Estas revelações chegam em meio a outro escândalo de abusos sexuais de menores de parte de Jimmy Saville, estrela da BBC nos anos 1970-1980, também já falecido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação