Mundo

Colonos da Cisjordânia enfrentam polícia israelense

Agência France-Presse
postado em 28/12/2012 19:12
Jerusalém - Colonos judeus enfrentaram com pedras membros das forças de segurança israelenses que tentavam desalojar um assentamento ilegal nos arredores da cidade palestina de Ramallah, na Cisjordânia, informou a rádio militar israelense.

Cinco guardas da fronteira ficaram levemente feridos e um militante de extrema direita foi preso, informou a rádio.

Forças da polícia e do Exército foram enviadas à região para expulsar os colonos do assentamento de Oz Zion, declarado ilegal por Israel, que já mandou destruir diversas vezes as construções, declarou à AFP um porta-voz militar.

Leia mais notícias em Mundo

Ao menos 250 extremistas participaram das ações e as forças de segurança usaram granadas de efeito moral antes de se retirar do local no momento em que começou o Shabat (dia de descanso do judaísmo), no cair da noite, ainda de acordo com a rádio militar.

As autoridades devem retomar o esforço para desmantelar a colônia ao fim do Shabat, no sábado a noite, informou o jornal Haaretz no seu site na internet.

As autoridades israelenses julgam ilegais os assentamentos construídos sem permissão. Por outro lado, a comunidade internacional considera como ilegais todas as colônias erguidas na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, autorizadas ou não.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação