Mundo

Ator francês Gérard Depardieu recebe passaporte russo e se reúne com Putin

Agência France-Presse
postado em 06/01/2013 08:32
Ator francês (E) quer a cidadania russa para pagar menos impostos

MOSCOU, 06 Jan 2013 (AFP) - O ator de cinema francês Gérard Depardieu recebeu seu passaporte russo e se reuniu brevemente com Vladimir Putin, anunciou neste domingo um porta-voz do presidente russo.

Depardieu "recebeu seu passaporte", declarou à AFP o porta-voz do presidente, Dimitri Peskov. No entanto, Putin não entregou pessoalmente o documento ao ator durante uma breve reunião entre ambos, no sábado na residência presidencial de Sochi, às margens do Mar Negro, disse Peskov.

Quando foi perguntado se Depardieu havia recebido o passaporte diretamente de Putin, o porta-voz disse que não. "Houve uma breve reunião", afirmou, sem fornecer mais detalhes.

"O ator encontra-se na Rússia em visita privada", indicou o Kremlin em um comunicado.

A rede de televisão russa divulgou imagens de um abraço entre Depardieu e Putin, e depois dos dois homens sentados diante de uma mesa na residência presidencial.

Vestido com uma camisa branca e um paletó escuro, o ator perguntou ao presidente se ele havia visto um filme, uma co-produção franco-russa, na qual ele interpreta Rasputin.

"Você viu meu filme? Eu o enviei para você", perguntou Depardieu a Putin. "Gérard, você está satisfeito com seu trabalho?", perguntou, por sua vez, o presidente russo, também vestido com uma camisa e paletó sem gravata. "Estou verdadeiramente muito satisfeito com tudo", respondeu Depardieu, elogiando os atores russos que trabalharam com ele no filme.

Oleg Dobrodeyev, o diretor da rede de televisão estatal VGTRK que acompanhou o encontro, disse que o filme estreará em maio.

Putin concedeu a cidadania russa a Gérard Depardieu, que quer sair da França e devolver seu passaporte francês para não pagar impostos que considera muito elevados.

Pouco depois do anúncio do presidente russo, o ator comemorou e agradeceu este gesto em uma carta na qual expressava seu amor pela Rússia e por Putin, e na qual também elogiava a democracia neste país, o que desencadeou diversas críticas na Rússia e no exterior.

Depardieu, muito famoso na Rússia, aparece com frequência em anúncios no país, como o de um banco ou de uma marca de ketchup.

Mas sua imagem foi manchada por diversos escândalos: em 2005 o ator agrediu um fotógrafo em Florença, em 2011 urinou na cabine de um voo Paris-Dublin e em agosto passado agrediu um motorista em Paris.

Em outubro passado participou de cerimônias oficiais em Grozny, a capital da Chechênia, durante as quais aparentemente exclamou: "Glória a Kadyrov" junto a Ramzan Kadyrov, o líder desta república acusado de diversas atrocidades pelas organizações de defesa dos direitos humanos.

Alguns viram na atribuição da nacionalidade russa ao ator francês uma operação de comunicação de Moscou para desviar a atenção da opinião pública da recente decisão de Putin de proibir a adoção de crianças russas por cidadãos americanos.

Na Rússia, o imposto sobre a renda é de 13% para todos os contribuintes.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação