Mundo

Acusado de dirigir embriagado, Depardieu não se apresenta em audiência

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 10:53
O ator deverá ser chamado posteriormente, mas não há data definida

Paris - O ator Gérard Depardieu não se apresentou nesta terça-feira (8/1) no Palácio de Justiça de Paris, onde havia sido convocado por dirigir em estado de embriaguez no fim de novembro, constatou a AFP. A confirmação foi dada pelo advogado dele, Eric de Caumont, que foi sozinho à reunião com o representante do Ministério Público.

A ausência de Depardieu nesta audiência de "declaração de culpabilidade", procedimento simplificado e alternativo a um processo, acarreta teoricamente em seu comparecimento perante o tribunal correcional em uma data posterior. Segundo seu advogado, este processo irá ocorrer "em alguns meses". O ator encontra-se no exterior "por razões profissionais", acrescentou.
[SAIBAMAIS]
Gérard Depardieu era alvo de um procedimento de comparecimento sobre reconhecimento de culpabilidade (CRPC) por fatos ocorridos no dia 29 de novembro passado em Paris, quando o ator teve um incidente sem gravidade quando dirigia uma moto em estado de embriaguez.



No direito francês, a presença do acusado é obrigatória em um comparecimento CRPC, diferentemente de um processo perante o tribunal correcional, no qual pode ser representado por seu advogado. Dirigir em estado de embriaguez na França pode levar a uma pena de até dois anos de prisão e de 4.500 euros de multa.

Gérard Depardieu, de 64 anos, acaba de receber um passaporte russo por decisão do presidente Vladimir Putin, depois de ter anunciado sua intenção de não residir na França para não pagar impostos em seu país e de ter informado que renunciaria ao seu passaporte francês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação