Mundo

Chávez não está em coma e assimila tratamento

Agência France-Presse
postado em 12/01/2013 19:42

Irmão de Chávez desmente rumores sobre estado de coma
Caracas
- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, não está em coma e assimila "bem o tratamento", informou neste sábado seu irmão e governador do Estado Barinas, Adán Chávez.

"Afirmo que são totalmente falsas as informações (...) que assinalam que o presidente está em estado de coma e que sua família discute o eventual desligamento dos aparelhos de suporte à vida", disse Adán Chávez, acrescentando que seu irmão "assimila bem o tratamento".

Chávez, 58 anos, "continua assimilando bem o tratamento e a cada dia avança em sua recuperação", garantiu Adán, que na sexta-feira regressou de Havana.

[SAIBAMAIS]O último boletim oficial, divulgado na segunda-feira passada, revelava que Chávez estava em "situação estacionária" em relação à insuficiência respiratória sofrida após a quarta cirurgia contra o câncer em Cuba, realizada há mais de um mês.

O governador de Barinas afirmou que as informações sobre o coma de Chávez "fazem parte de uma guerra suja da oposição necrofílica" e da mídia venezuelanas, que "apenas se encarregam de difundir falsos rumores para gerar a confusão e o caos".

Chávez, reeleito em outubro para um terceiro mandato, não pôde tomar posse na quinta-feira passada diante do Congresso, mas o Poder Legislativo e o Poder Judiciário o confirmaram como chefe de Estado em atividade.

Mais cedo neste sábado, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, evitou falar sobre o estado de saúde de Chávez, após um encontro com o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Havana.

Perguntada pelos jornalistas se havia conversado com os familiares de Chávez em Havana, Kirchner se desviou do assunto: "me parece que não é apropriado comentar isto (...), peço a vocês muito respeito e muita solidariedade (...). Mas quero agradecer o comandante Fidel Castro e sua família pelo almoço de ontem, muito íntimo, em sua casa. Também o presidente de Cuba, Raúl Castro, pelo carinho com o qual fui tratada".


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação