Mundo

Cardeais homenageiam papa Bento XVI e expressam gratidão em despedida

Sacerdotes se reuniram com o pontífice na sala Clementina, no Palácio Apostólico, residência oficial dos papas

postado em 28/02/2013 10:37
Bento XVI, que nesta quinta-feira (28/2) conclui o pontificado, foi homenageado pelos cardeais que participaram da última celebração com ele. Em nome de todos os presentes, o cardeal decano (o mais antigo) do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, de 85 anos, fez a saudação. Sodano desejou sorte a Bento XVI, que pretende viver de maneira reclusa, e ressaltou que todos expressavam sua gratidão.

;Sim, Padre Santo, saiba que o nosso coração também ardia enquanto caminhávamos juntos nesses últimos oito anos. Hoje, queremos mais uma vez expressar-lhe toda a nossa gratidão. Em coro, repetimos uma expressão típica de sua querida terra natal: ;Vergelt;s Gott [Deus lhe pague];!”, disse Sodano.

[SAIBAMAIS]Os cardeais se reuniram com Bento XVI, na sala Clementina, no Palácio Apostólico, a residência oficial dos papas. Durante a celebração, os cardeais beijaram a mão do papa e também conversaram rapidamente com ele. Bento XVI prometeu obediência incondicional ao sucessor e disse que vai orar pelos cardeais que participarão do conclave.



;Com grande trepidação, os padres cardeais se unem ao seu redor, Vossa Santidade, para manifestar mais uma vez seu profundo afeto e expressar viva gratidão por seu testemunho de abnegado serviço apostólico, pelo bem da Igreja de Cristo e de toda a humanidade;, ressaltou Sodano.

O cardeal decano lembrou que Bento XVI foi escolhido em 19 de abril de 2005, sucedendo o papa João Paulo II, que ficou 31 anos no pontificado. ;Em 19 de abril de 2005, Vossa Santidade se inseriu na longa cadeia de sucessores do apóstolo Pedro e hoje, 28 de fevereiro de 2013, está prestes a nos deixar, à espera que o timão da barca de Pedro passe a outras mãos;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação