Mundo

Meteorito de 18 kg é descoberto enterrado nas geleiras da Antártida

O corpo celeste é o maior encontrado nesta parte do mundo desde 1988 e faz parte de um conjunto de 425 meteoritos recolhidos ao longo da missão

Agência France-Presse
postado em 28/02/2013 14:34
Bruxelas - Uma equipe internacional de cientistas anunciou nesta quinta-feira (28/2) a descoberta de um meteorito de 18 kg enterrado nas geleiras da Antártida Oriental, o maior corpo celeste encontrado nesta parte do mundo desde 1988.

O meteorito, do tipo condrito comum, faz parte de um conjunto de 425 meteoritos, com um peso total de 75 kg, recolhidos ao longo de uma missão de 40 dias realizada por cientistas em um planalto localizado a 140 km da base de pesquisa polar belga Princess Elisabeth Antarctica.



"Este meteorito foi uma descoberta inesperada, não só pelo peso, mas porque é raro encontrar elementos grandes na Antártida", explicou Vinciane Debaille, geólogo da Universidade Livre de Bruxelas (ULB). "Este é o maior meteorito encontrado na Antártida Oriental em 25 anos", acrescentou.

A missão foi realizada nas regiões de gelo azul de Nansen, a uma altitude de 2.900 m, por uma equipe belgo-japonesa das universidades belgas ULB e VUB, do Instituto Nacional de Pesquisa Polar (NIPR) e da Universidade de Tóquio. O meteorito de 18 kg foi transportado para o Japão para ser examinado.

Segundo a Sociedade Meteoritical, mais de 38.500 meteoritos foram descobertos até este momento na Antártida, mas apenas 30 tinham uma massa superior a 18 kg na Antártida Oriental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação