Mundo

Cardeais enviam telegrama pela morte do presidente Hugo Chávez

O cardeal Jorge Urosa Savin, que participará de conclave, disse que celebrará uma missa solene em Roma, em homenagem ao líder venezuelano

Agência France-Presse
postado em 07/03/2013 11:17
Cidade do Vaticano - O cardeal Angelo Sodano leu nesta quinta-feira (7/3) no Vaticano o texto do telegrama enviado em nome do Colégio Cardinalício às autoridades da Venezuela após a morte do presidente Hugo Chávez, informou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

[SAIBAMAIS]"É habitual que o papa envie um telegrama no caso de morte de um chefe de Estado. Mas, como nos encontramos em ;sede vacante;, foi enviado por Sodano, decano dos cardeais", explicou o religioso. O texto do telegrama não foi divulgado à imprensa.



O cardeal Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas, anunciou na quarta-feira(6/3) que celebrará uma "missa solene" em homenagem a Chávez em Roma, onde está para participar do conclave que deve escolher o novo Papa. O cardeal venezuelano também enviou uma mensagem de pêsames aos familiares do falecido presidente e pediu aos venezuelanos que respeitem "os mecanismos previstos na Constituição" e promovam "a calma e a harmonia da população".

O corpo de Chávez está desde quarta-feira à noite na Academia Militar de Caracas, onde a população se despedirá do presidente falecido. O funeral de Estado acontecerá na sexta-feira, na presença de vários chefes de Estado. Chávez, que sempre teve relações de atrito com a Igreja católica venezuelana, faleceu na terça-feira aos 58 anos vítima de câncer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação