Mundo

Ministro venezuelano assegura que Hugo Chávez 'se imolou pelo povo'

Para o ministro venezuelano de Planejamento e Finanças, Jorge Giordani, os últimos dias de Chávez "foram difíceis do ponto de vista de sua saúde"

Agência France-Presse
postado em 17/03/2013 08:32
Caracas - O ministro venezuelano de Planejamento e Finanças, Jorge Giordani, destacou esse sábado que o presidente Hugo Chávez, que morreu em 5 de março vítima de um câncer "se imolou pelo povo".

"O presidente Chávez se imolou. Estes últimos foram difíceis do ponto de vista de sua saúde (...) Ele se imolou pelo povo venezuelano", disse Giordani ao canal estatal VTV, ao apresentar seu livro "Memórias de lo Cotidiano" em uma feira literária governamental.

Chávez morreu aos 58 anos após lutar contra um câncer detectado em junho de 2011, cujos detalhes manteve ocultos, mas que o levou à mesa de cirurgia em quatro oportunidades em Havana, Cuba.



"Hoje, já que (Chávez) não está presente, devemos continuar a luta que ele empreendeu, a luta pela qual praticamente se imolou", acrescentou o encarregado de política econômica venezuelana desde 1999, exceto em duas breves interrupções.

Em 5 de março, horas antes de anunciar a morte de Chávez, o presidente interino Nicolás Maduro - então vice-presidente - acusou os "inimigos históricos" da Venezuela de ter provocado o câncer no líder venezuelano e avançou que "chegará o momento indicado da história em que poderá formar uma comissão científica" para determinar as causas de sua morte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação