Mundo

Guerras do Iraque e Afeganistão vão custar entre US$ 4 e 6 trilhões aos EUA

Estudo somou o custo das pensões e gastos de saúde para dois milhões e meio de veteranos de guerra e os juros de dívidas contraídas para financiar as mobilizações militares

Agência France-Presse
postado em 29/03/2013 16:19
Washington - As guerras de Iraque e Afeganistão custarão aos Estados Unidos entre 4 e 6 trilhões de dólares no longo prazo, revelou um estudo publicado na quinta-feira.

[SAIBAMAIS]A professora da Universidade de Harvard Linda Bilmes somou o custo das pensões e gastos de saúde para dois milhões e meio de veteranos de guerra e os juros das dívidas contraídas para financiar as mobilizações militares.

Leia mais notícias em Mundo

"Como consequência destas opções de gasto em tempos de guerra, os Estados Unidos enfrentarão restrições de fundos para os investimentos com funcionários e diplomacia, investigação e desenvolvimento de novas iniciativas militares", afirmou em seu relatório.

Bilmes, ex-funcionária da administração do presidente Bill Clinton, estima que os Estados Unidos já gastaram cerca de dois trilhões de dólares nas duas guerras iniciadas por George W. Bush.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação