Mundo

Ruandês é enviado a tribunal criminal da França por participar de genocídio

Simbikangwa foi acusado em abril de 2009 por seu suposto papel no genocídio de Ruanda, que deixou 800.000 mortos entre abril e julho de 1994, segundo a ONU, especialmente entre a comunidade tutsi

Agência France-Presse
postado em 02/04/2013 09:56
Paris - Um ex-capitão do exército ruandês foi encaminhado ao tribunal criminal de Paris por "cumplicidade de genocídio", o que pode abrir caminho para o primeiro processo na França pelo genocídio ocorrido em Ruanda em 1994, anunciou nesta terça-feira (2/4) à AFP uma fonte judicial.

Não se sabe até agora se os advogados do ex-capitão Pascal Simbikangwa, que foi detido em Mayotte (ilha francesa do oceano Índico), apelarão de seu encaminhamento ao tribunal criminal, decidido na sexta-feira pelos juízes pelas acusações de "cumplicidade de genocídio" e "cumplicidade de crimes contra a humanidade".



Simbikangwa foi acusado em abril de 2009 por seu suposto papel no genocídio de Ruanda, que deixou 800.000 mortos entre abril e julho de 1994, segundo a ONU, especialmente entre a comunidade tutsi.

Apresentado como membro do "Akazu" - círculo do poder da comunidade hutu que, segundo as acusações, planejou e organizou o genocídio em Ruanda -, Simbikangwa é acusado de ter armado milicianos extremistas hutus e de tê-los encorajado a matar os tutsis.

Inicialmente, foi acusado de "torturas e atos de barbárie", mas não será julgado por estas acusações, que prescreveram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação