Mundo

Coreia do Norte ameaça retirar 53 mil funcionários de polo industrial

A Coreia do Norte havia estabelecido prazo de uma semana para a saída dos funcionários sul-coreanos de Kaesong, mas Seul negou a informação

Agência France-Presse
postado em 04/04/2013 08:57
Seul - A Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira (4/4) retirar os 53 mil funcionários do polo industrial coreano de Kaesong, situado em seu território, depois de ter proibido o acesso dos funcionários sul-coreanos.

"Se as marionetes sul-coreanas e os meios conservadores continuarem nos denegrindo, ordenaremos a todos os nossos funcionários que se retirem de Kaesong", afirmou o Comitê do Norte para a Reunificação Pacífica da Coreia, uma agência governamental responsável pela propaganda.



Segundo uma fonte do comitê, citada pela agência oficial norte-coreana KCNA, esta é uma medida de represália após a advertência de Seul de que tem preparado um plano de urgência que prevê uma opção militar para proteger os trabalhadores sul-coreanos de Kaesong. "O fechamento completo do complexo pode virar realidade", disse.

Depois da escalada militar, Pyongyang optou esta semana por centrar-se em Kaesong na disputa com Coreia do Sul e Estados Unidos, apesar das consequências que um fechamento teria para seus trabalhadores em um país com a economia frágil, arruinado pelo isolamento e a militarização. A Coreia do Norte bloqueou pelo segundo dia consecutivo o acesso aos sul-coreanos a Kaesong.

A agência Yonhap informou que a Coreia do Norte havia estabelecido prazo de uma semana para a saída dos funcionários sul-coreanos de Kaesong, mas Seul negou a informação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação