Mundo

Polícia confirma prisão de 2º suspeito de atentado a Maratona de Boston

O cerco ao suspeito começou na tarde desta sexta-feira (19/4)

postado em 19/04/2013 21:49
Suspeito sendo levado de ambulância após captura
As forças policiais detiveram na noite desta sexta-feira o jovem de 19 anos de origem chechena suspeito de realizar o atentado durante a maratona de Boston junto com seu irmão, morto de madrugada, informaram as autoridades desta cidade de Massachusetts.

O suspeito, identificado como Dzhokhar Tsarnaev, estava em uma lancha no quintal de uma casa em Watertown, a oeste de Boston, cenário de uma gigantesca caçada policial, que envolveu mais de 9 mil agentes.

Em entrevista coletiva, o coronel Alben, responsável pelas investigações, afirmou que a polícia está com a sensação de dever cumprido. "Estamos satisfeitos por trazermos justiça", colocou.

O suspeito do atentado em Boston Djokhar Tsarnaev se encontra em estado grave após sua captura pela polícia, anunciaram as autoridades, destacando o fim da ameaça na região.

"O suspeito se encontra em estado grave no hospital", declarou em entrevista coletiva Ed Davis, chefe de polícia de Boston. "A população de Boston e da região podem ter certeza do fim da ameaça".

Dzhokhar Tsarnaev, irmão de Tamerlan, ambos suspeitos da autoria do atentado de segunda-feira que deixou três mortos e 180 feridos, estava escondido na lancha no jardim da casa 63 da Fanklin Street, em Watertown.

Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou o trabalho das forças policiais que permitiu a captura do segundo suspeito dos ataques durante a maratona de Boston, mas destacou que ainda há "muitas questões sem resposta" sobre os atentados.

Em um breve discurso na Casa Branca, Obama reconheceu que esta foi "uma semana difícil", em referência ao atentado que deixou três mortos e 180 feridos e à explosão que devastou uma cidade na região de Waco, no Texas.

Os autores do atentado fracassaram porque os americanos "se negaram a ser aterrorizados", disse o presidente.


Caçada

A caçada aos dois jovens começou após o FBI divulgar fotos e vídeos, na tarde de quinta-feira, dos suspeitos do ataque durante a maratona, ocorrido na última segunda.


Polícia de Boston confirma pelo Twitter a prisão do suspeito

A polícia cercou o suspeito do atentado em Boston que estava foragido após a morte de seu irmão, na madrugada desta sexta-feira, durante um tiroteio com as forças de segurança.

[SAIBAMAIS]A operação ocorreu em Watertown, a oeste de Boston, onde mais de 9 mil policiais vasculharam as ruas para capturar o jovem de 19 anos de origem chechena.


Após uma série de disparos, um grande número de policiais se dirigiu ao local onde o suspeito estaria cercado.

A polícia procura Dzhojar Tsarnaev, irmão de Tamerlan, ambos suspeitos de autoria do atentado de segunda-feira em Boston que deixou três mortos e 180 feridos.

Investigados

O Bureau Federal de Investigação (FBI) revelou nesta sexta que seus agentes interrogaram Tamerlan em 2011, a pedido de um governo estrangeiro.

A investigação de Tamerlan Tsarnaev "não encontrou informações depreciativas" contra o jovem, disse o oficial do FBI, que não quis identificar o país ou especificar o motivo da denúncia.

Tamerlan, de 26, foi morto na madrugada de sexta-feira, durante uma troca de tiros com a polícia, depois que um policial levou um tiro e morreu horas antes em um tiroteio.



Com informações de agências

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação