Mundo

Saiba mais sobre a história do povo curdo presente em seis países

Principal grupo separatista curdo é o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK)

Renata Tranches
postado em 12/05/2013 08:04
Ocupando uma área territorial de cerca de 500 mil km; espalhados entre seis países (Turquia, Iraque, Irã, Síria, Armênia e Azerbaijão), os curdos são a maior etnia sem estado do mundo. Estima-se que sua sociedade seja formada por 26 milhões de pessoas. São majoritariamente muçulmanos sunitas e, em algumas regiões, falam o idioma curdo. Em meio à demanda por um Estado curdo, que passou a ganhar força no século 20, seu movimento foi violentamente reprimido, especialmente, na Turquia e no Iraque.

Principal grupo separatista curdo, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) deu início à luta armada em 1984. Seu líder, Abdullah Ocalan, foi preso e condenado à morte em 1999, mas sua sentença acabou comutada em pena perpétua no ano seguinte, quando o governo também liberou parcialmente o ensino da língua curda.

Cidadãos dessa etnia da Turquia compartilham demandas como a concessão de direitos plenos à educação e serviços públicos em língua materna. Exigem, também, a redução do percentual eleitoral de 10% para 5% para um partido ter representação no parlamento ; motivo pelo qual o PKK é representado pelo Partido da Paz e da Democracia (BDP). Mas o mais importante pedido dessa sociedade é a remoção de termos de cunho discriminatório étnico da Constituição turca, como analisou em seu blog a especialista Didem Collinsworth, do International Crisis Group. O tema está atualmente em discussão no Parlamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação