Mundo

Obama assina memorando de novas regras para ataques com drones

Esse memorando indica que as pessoas que forem alvo desses bombardeios têm que representar uma ameaça aos americanos

Agência France-Presse
postado em 23/05/2013 16:20
WASHINGTON - O presidente Barack Obama anunciou nesta quinta-feira (23/5) a assinatura de um novo memorando enunciando as circunstâncias nas quais os Estados Unidos podem fazer uso de ataques com drones (aviões não tripulados) no exterior, e reafirmou sua intenção de fechar Guantánamo.

Esse memorando indica que as pessoas que forem alvo desses bombardeios têm que representar uma ameaça "iminente" aos americanos, e indica também que essas ações apenas podem ser efetuadas quando o suspeito não puder ser capturado facilmente.

"Nem eu nem presidente algum pode prometer a derrota definitiva do terrorismo. O que devemos fazer é desmantelar as redes que representem uma ameaça direta", disse Obama durante um discurso dedicado à estratégia antiterrorista do país.



O mandatário manifestou as preocupações logísticas, legais e morais geradas pelos ataques com drones, mas ressaltou que as forças convencionais são "muito menos" precisas e que o uso de drones "salvou vidas", ao impedir possíveis atentados terroristas.

Obama também insistiu em sua intenção de fechar a prisão militar de Guantánamo, em Cuba, e indicou que nomeará um novo enviado especial para supervisionar a transferências de prisioneiros.

Especificamente, anunciou que cancelará a moratória sobre a transferência de detentos da prisão para o Iêmen, embora tenha advertido que os casos desses presos serão objeto de uma análise "caso a caso".

Além disso, Obama pediu que o Pentágono escolha um lugar em solo americano onde serão realizados os julgamentos em tribunais militares de exceção de detentos de Guantánamo que ainda tiverem acusações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação