Mundo

Médico devolve ossos de braço a soldado vietnamita, após 40 de amputação

O braço, retirado em uma operação em 1966, foi devolvido ao ex-soldado Nguyen Quang Hung em sua casa, na cidade de An Khe, na província de Gia lai, localizada em uma zona montanhosa do centro do Vietnã

Agência France-Presse
postado em 01/07/2013 12:18
Hanói - Um médico americano informou nesta segunda-feira (1;/7) ter devolvido os ossos cuidadosamente preservados do braço de um soldado vietcongue ao seu proprietário, mais de 40 anos após sua amputação durante a Guerra do Vietnã. O braço, retirado em uma operação em 1966, foi devolvido ao ex-soldado Nguyen Quang Hung em sua casa, na cidade de An Khe, na província de Gia lai, localizada em uma zona montanhosa do centro do Vietnã. "Eu fui o guardião deste braço", disse o médico americano Sam Axelrad à AFP por telefone.

[SAIBAMAIS]Ele acrescentou que se sentia incrivelmente feliz por ter podido devolver esta macabra recordação ao seu legítimo proprietário, que agora tem a intenção de utilizá-lo para exigir uma aposentadoria de veterano de guerra. O ex-soldado vietcongue Hung chegou à base do doutor Axelrad em 1966, à beira da morte com gangrena depois de ter sido baleado. "Quando amputei seu braço, nossos médicos tiraram a sua carne, o reforçaram com arames, e o entregaram a mim", declarou Axelrad, de 74 anos, de Houston (Estados Unidos).



Por sua vez, Hung indicou que tinha a esperança de utilizar tanto os ossos de seu braço quanto o testemunho de Axelrad para provar que foi ferido durante a guerra e solicitar uma aposentadoria do Estado. "Todos os meus arquivos militares se perderam, de modo que não fui considerado um inválido de guerra. Tenho a esperança de que este osso me permita obter o respaldo oficial para os veteranos de guerra", afirmou. Três milhões de civis e soldados vietnamitas morreram durante a guerra, que também custou a vida de quase 60.000 soldados americanos até terminar, em 1975, com a reunificação do Vietnã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação