Mundo

Morales diz que caso Snowden não pode se comparado ao de opositor preso

Presidente boliviano, Evo Morales, afirmou o caso Snowden é diferente do caso do senador boliviano da oposição refugiado há mais de um ano na embaixada brasileira em La Paz

Agência France-Presse
postado em 19/07/2013 19:51
O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou nesta sexta-feira (19/7) que não se pode comparar os casos do ex-consultor americano da CIA Edward Snowden e de um senador boliviano da oposição refugiado há mais de um ano na embaixada brasileira em La Paz.

"Não sou jurista nem advogado, mas aqueles que estão sendo processados não podem ter asilo", declarou à imprensa o presidente Evo Morales, referindo-se ao senador Roger Pinto.

Leia mais notícias em Mundo

A oposição boliviana tem criticado o governo boliviano por oferecer asilo a Snowden, requerido pela justiça americana, enquanto se nega a conceder o salvo-conduto a um cidadão do país.

O especialista em informática americano "não pode ser comparado com algumas pessoas que estão nas mãos da justiça boliviana e com muitos processos", argumentou Morales, após mencionar que o opositor boliviano pode ser condenado a um ano de prisão em um dos processos que enfrenta.

O legislador opositor Roger Pinto, de 53 anos, buscou refúgio em maio de 2012 na representação diplomática brasileira, argumentando perseguição política pelo fato de ter sido processado em mais de vinte oportunidades, a maioria por desacato.

O governo de Dilma Rousseff concedeu asilo quase imediatamente a Pinto, mas a administração de Evo Morales negou o salvo-conduto devido às denúncias de corrupção contra o político.

Pinto está há 14 meses em um pequeno quarto da embaixada brasileira com visitas restritas a apenas três pessoas: sua filha, seu advogado e um assistente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação