Mundo

Governo filipino pede para professoras muçulmanas trabalharem sem véu

Alunas muçulmanas ainda serão autorizados a usar o véu ou hijab nos campi, bem como roupas adequadas na aula de educação física

Agência France-Presse
postado em 23/07/2013 09:46
Manila, Filipinas - O governo das Filipinas, um país de maioria católica, pediu nesta terça-feira (23/7) que professoras muçulmanas retirem seus véus dentro das salas de aula, com o objetivo de melhorar as relações entre professores e alunos. O secretário de Educação do país, Armin Luistro, informou que a decisão foi tomada no âmbito de reformas para tornar as escolas mais sensíveis à religião.

De acordo com o governo ter professoras muçulmanas sem seus véus permite
Alunas muçulmanas ainda serão autorizados a usar o véu ou hijab nos campi, bem como roupas adequadas na aula de educação física, de acordo com a ordem emitida pelo governo, cuja cópia foi obtida pela AFP. Já as professoras, embora sejam autorizadas a utilizar o véu fora da sala de aula, são instruídas a removê-lo durante as aulas, para que possam interagir melhor com os alunos. "Uma vez que a (professora) está na sala de aula, pede-se que ela retire o véu", informou a ordem.



Ter professoras muçulmanas sem seus véus permite "a identificação adequada das professoras por seus alunos, promovendo assim uma melhor relação professor-aluno", explicou. Ser capaz de ver os rostos das professoras também ajuda no ensino de línguas, no qual o movimento dos lábios desempenha um importante papel na hora de ensinar certas letras e sons, segundo a decisão.

O Gabinete de Assuntos Muçulmanos do governo informou que concordava com as medidas do Ministério da Educação, apesar de ainda não ter recebido uma cópia da ordem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação