Mundo

Asma, mulher do ditador Bashar Al-Assad, leva vida de rainha na Síria

Rodrigo Craveiro
postado em 04/09/2013 06:05

A primeira-dama síria, Asma Al-Assad, gastou R$ 990 mil em móveis

Em árabe, o nome ;Asma; quer dizer ;nobre, elevada;. O significado caberia como uma luva para a primeira-dama da Síria. Aos 38 anos, Asma Al-Assad, mulher do ditador Bashar Al-Assad, leva uma vida de rainha, enquanto o país se afunda numa guerra civil que já deixou mais de 110 mil mortos. Protegida em um bunker supostamente construído sob um dos palácios mantidos pelo regime em Damasco, em Aleppo e na costa do Mar Mediterrâneo, ela recentemente gastou uma fortuna com lustres de cristal no estilo boêmio, importados de Praga. No ano passado, encomendou móveis da loja londrina King;s Road, pelos quais pagou 270 mil libras esterlinas (cerca de R$ 990 mil). Um artigo na revista Vogue, pago pelo governo de Bashar, revelou o gosto de Asma por sapatos com saltos revestidos de cristal da marca Christian Louboutin, além de vestidos assinados por Chanel.



;Asma é simplesmente vazia, tem o coração frio e não está preocupada com o sofrimento de seu povo. Assim como muitos membros do regime, ela tem um atitude bastante negativa em relação às classes ;mais baixas;;, afirmou ao Correio o dissidente Ammar Abdulhamid, que frequentava o círculo da elite síria e esteve com Asma e Bashar várias vezes, a última delas em março de 2005. ;Para ela, os rebeldes são camponeses sem valor, que precisam se submeter às vontades de seus mestres;, acrescentou. Nos encontros com o primeiro casal sírio, Abdulhamid se lembra de Asma como uma mulher ;bem encantadora;. ;Era educada, gentil e bem articulada. Como uma atriz, que protagonizava o papel de sua vida. Uma plebeia que se tornou princesa. Um ar de gentileza e de sofisticação era tudo o que se esperava dela;, relatou o ativista, segundo o qual a primeira-dama cultivava uma idolatria pela princesa Diana ; alguns analistas políticos de Damasco a comparavam a Lady Di.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação