Mundo

Corte ilegal de árvores e herbicidas ameaçam borboletas Monarca

De 2001 até o começo de 2013, foram perdidos um total 2.179 hectares de florestas nas regiões

Agência France-Presse
postado em 10/09/2013 17:52
A população da majestosa borboleta Monarca mostra uma "clara tendência à queda" devido ao corte ilegal de árvores no México, praticado por grupos organizados, e pelo uso de herbicidas em Estados Unidos e Canadá, advertiu nesta segunda-feira (10/9) a organização ambientalista internacional WWF.

De 2001 até o começo de 2013, foram perdidos um total 2.179 hectares de florestas de uma espécie de abeto, conhecido localmente como oyamel (;Abies religiosa;) nos estados mexicanos de Michoacán (oeste) e México (centro), vitais para a hibernação das borboletas, entre novembro e fevereiro, alertou durante uma coletiva de imprensa na capital mexicana Omar Vidal, diretor no México do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).

Durante a temporada de hibernação 2012-2013, as colônias de espécies observadas em sua reserva mexicana de 13.551 hectares "abarcaram apenas 1,19 hectare: a menor área ocupada por esta borboleta em 20 anos", alertou o WWF em sua apresentação do artigo "Tendências no desmatamento e degradação florestal depois de uma década de monitoramento na Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca no México", publicado na revista Conservation Biology.

No México, a principal razão da perda da floresta foi o "corte ilegal em larga escala de grupos organizados", que teve sua pior época entre 2005 e 2007, seguida do corte em pequena escala executado usualmente indivíduos das mesmas comunidades vizinhas à reserva, acrescentou Vidal.

Enquanto isso, no Canadá - origem do trajeto migratório das borboletas, de 4.500 km - e nos Estados Unidos, a mudança do uso do solo e a drástica redução do principal alimento de suas larvas - a ;Asclepias incarnata; ou asclépia-do-brejo - associada ao cultivo de herbicidas em plantios de soja e milho, são as principais causas da diminuição da população de borboletas.

Além disso, o WWF destacou que os santuários de borboletas Monarca, que também são atrações turísticas no México, foram afetados por secas e inundações nos últimos anos, causando a perda de 122 hectares que fazem parte do total desmatado no período mencionado.



México, exemplo para EUA e Canadá


Na reserva mexicana, o corte ilegal em larga escala, executada por madeireiros ilegais, em conluio com narcotraficantes, foi controlada devido à vigilância policial nos bosques de oyamel, nos quais as borboletas hibernam penduradas como frondosos cachos de uva, disse Vidal.

Também repercutiram favoravelmente, acrescentou, a canalização de recursos econômicos públicos e privados para que os moradores locais participem da vigilância, do replantio e do cuidado com a reserva mexicana.

Mas "nem o governo do Canadá, nem o governo dos Estados Unidos estão fazendo o que deveriam fazer para proteger o hábitat da borboleta monarca", afirmou o especialista.

Os governos e as organizações civis destes países "deveriam tomar como exemplo o que está sendo feito no México", destacou.

O delegado para áreas protegidas do México, Luis Fueyo, admitiu que se avançou na vigilância da reserva, mas que deve simplesmente ser implementada o ano todo e não apenas nos períodos de hibernação da borboleta.

O porquê da migração deste frágil inseto colorido do Canadá ao México, que ocorre há pelo menos um século, ainda não foi descifrado pelos cientistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação