Mundo

Escultura obscena gigante em Praga denuncia comunistas no governo

A escultura foi colocada no meio do rio Moldava, diante da residência oficial do presidente Milos Zeman, ex-militante comunista

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 18:28
Obra do artista checo David Cerny foi instalada em uma plataforma flutuante em frente ao Castelo de Praga
Uma enorme estátua do polêmico artista David Cerny - que representa uma mão levantando o dedo médio em um sinal obsceno na frente do Castelo de Praga, sede da Presidência - apareceu nesta terça-feira (22/10) na capital tcheca, poucos dias antes das eleições legislativas antecipadas.

A escultura, colocada no meio do rio Moldava, está diante da residência oficial do presidente Milos Zeman, ex-militante comunista (de 1968 a 1970).


Zeman disse que, após as eleições, é favorável ao projeto do Partido Social-Democrata de formar um gabinete de coalizão apoiado pelo Partido Comunista Tcheco - afastado do poder até o momento.

O escultor David Cerny explicou que sua obra "é uma saudação com o dedo médio para os comunistas de merda". A escultura de cor violeta, com um enorme dedo médio, foi instalada em uma plataforma flutuante no rio Moldava.

Segundo as autoridades da capital, a obra ficará "exposta" até o próximo sábado, quando fecham as seções eleitorais.

As eleições começam nesta sexta-feira (25/10).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação