Mundo

Panamá dá asilo a ex-deputado equatoriano condenado por homicídio

Tito Galo Lara Yépez foi condenado à prisão em setembro por cumplicidade em um triplo homicídio

Agência France-Presse
postado em 26/10/2013 16:12
Panamá - O governo panamenho concedeu asilo ao ex-deputado equatoriano da oposição , após avaliar que se trata de "perseguição política" - de acordo com decreto publicado neste sábado no Diário Oficial.

O Panamá decide "conceder asilo territorial", ao acolher a argumentação de , que em seu pedido manifestou "preocupação com sua integridade pessoal e com o perigo que sua vida correria ao retornar a seu país de origem, produto de oposição política ao atual governo" - afirma o decreto assinado pelo presidente panamenho, Ricardo Martinelli, e pelo chanceler Fernando Núñez.

[SAIBAMAIS]Lara, de 45 anos e ex-congressista pelo Partido Sociedade Patriótica, do ex-presidente Lucio Gutiérrez (2003-2005), está livre no Panamá desde 15 de setembro. Ele alega ser um "perseguido político" do governo de Rafael Correa.

Leia mais notícias em Mundo


Em 2 de setembro, ele foi sentenciado à revelia a dez anos de prisão, acusado de cumplicidade no assassinato de um casal e de seu filho de quatro anos.

Lara, que sempre alegou inocência, entrou no Panamá pela Colômbia. Lá, foi notificado pela Interpol de que havia uma "circular vermelha" contra ele, o que permite divulgar a localização de uma pessoa procurada pela Justiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação