Mundo

Simpatizantes de Bo Xilai criam novo partido político na China

Segundo fundadores, o partido foi criado na última quarta-feira, antes da abertura da convenção do Partido Comunista Chinês (PCC), em Pequim

Agência France-Presse
postado em 10/11/2013 12:07
Pequim - Simpatizantes do político comunista Bo Xilai, condenado por um escândalo de corrupção, criaram um partido político na China, país onde existe apenas o Partido Comunista. O novo partido se chama Zhi Xian (Constituição Suprema) e Bo xilai foi nomeado presidente vitalício, anunciou a professora universitária Wang Zheng, uma de suas fundadoras.

Wang não informou se Bo Xilai deu seu aval para a fundação do partido. Segundo a professora, o partido foi criado na última quarta-feira, antes da abertura da convenção do Partido Comunista Chinês (PCC), que acontece em Pequim.

[SAIBAMAIS]As autoridades chinesas têm minado desde sempre qualquer tentativa de criação de novos partidos na China, onde o Partido Comunista tem monopólio da vida política. Mas Wang, professora do Instituto de Economia e Administração de Pequim, disse não ter medo de ser presa.

"No início o Instituto tentou me dissuadir da ideia, mas eu resisti", explicou. Segundo Wang, o objetivo do novo partido é "proteger a autoridade da Constituição".

Em tese, a Constituição garante a liberdade de expressão e de reunião na China, um país que não hesita em silenciar seus dissidentes com penas de prisão.

Leia mais notícias em Mundo

Ambicioso, carismático e visto como adversário político do atual presidente Xi Jinping, Bo Xilai, ex-membro do corpo político do Partido Comunista, foi condenado no final de outubro à pena perpétua por corrupção e abuso de poder.

Wang acredita que o processo de Bo não correu em conformidade com a lei. Ela não quis informar quantas pessoas fazem parte do novo partido, mas disse que os membros tentariam fazer "um encontro nacional" em seis meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação