Mundo

Irã e as grandes potências alcançam acordo nuclear histórico

"Chegamos a um acordo sobre um plano de ação", declarou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton

Agência France-Presse
postado em 24/11/2013 08:29

Secretário de Estado John Kerry (E) reage ao lado de ministro das Relações Exteriores francês Laurent Fabius (C) e ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, durante sessão plenária no início deste domingo, em Genebra

Genebra, 24 novembro 2013 (AFP) - As grandes potências e o Irã chegaram neste domingo (24/11) a um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano, apesar das divergências sobre a crucial questão do enriquecimento de urânio.

O anúncio veio depois de mais de quatro dias de negociações em Genebra entre o Irã e o Grupo 5%2b1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China e Rússia) mais a Alemanha. "Chegamos a um acordo sobre um plano de ação", declarou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, cercada por todos os ministros que participaram das negociações.

Simultaneamente, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em Washington que o acordo "fecha o caminho mais óbvio" para a fabricação de uma bomba atômica pela República Islâmica do Irã. "Pela primeira vez em quase uma década, paramos os progressos do programa nuclear iraniano e partes muito importantes do programa serão canceladas", disse Obama.



[SAIBAMAIS]Ele acrescentou que se o Irã não cumprir com os termos acordados, o alívio das sanções, equivalente a 7 bilhões, será descartado, levando à asfixia da economia iraniana. Por sua vez, o guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei e o presidente iraniano, Hassan Rohani, elogiaram este pacto que "abrirá novos horizontes".

"É preciso agradecer a equipe de negociadores nucleares por esta conquista (...) Graças a Deus, as preces e o apoio da população são, sem dúvida, a razão para este sucesso", declarou Rohani.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, que dirigiu as negociações ao lado de Ashton, as discussões "foram concluídas com êxito", reconhecendo que o Irã "tem o direito inalienável" de perseguir com o enriquecimento de urânio.

Mas de acordo com o secretário de Estado americano, John Kerry, o acordo "não diz que o Irã tem o direito de enriquecer (urânio), não importa o que alguns afirmam alguns comentários interpretativos".

Irã enriquece atualmente urânio a 20%, um nível que levanta suspeitas de que seu objetivo é dotar-se de armas nucleares (o que requer um enriquecimento a 90%), pois estaria acima dos limites para fins estritamente civis.

Israel denuncia "erro histórico"

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu chamou neste domingo o acordo sobre o programa nuclear iraniano um "erro histórico", considerando que torna "o mundo mais perigoso".

"O que foi concluído em Genebra não é um acordo histórico, mas um erro histórico", declarou Netanyahu à imprensa na abertura do Conselho de Ministros. "O mundo se tornou mais perigoso, porque o regime mais perigoso do mundo deu um passo significativo para a aquisição da arma mais perigosa do mundo", insistiu.

"Israel não está ligado a este acordo", advertiu o premiê, assegurando que o "regime iraniano está comprometido em destruir Israel".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação