Mundo

Entenda os principais pontos do acordo nuclear com o Irã, segundo os EUA

O acordo alivia algumas das sanções internacionais impostas à República Islâmica do Irã pelo seu enriquecimento de urânio

Agência France-Presse
postado em 24/11/2013 10:43
Washington, 24 novembro 2013 (AFP) - Estes são os principais pontos do acordo nuclear alcançado neste domingo (24/11) entre o Irã e as potências do Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), segundo a Casa Branca.

O acordo alivia algumas das sanções internacionais impostas à República Islâmica do Irã pelo seu enriquecimento de urânio.

Em contrapartida, Teerã deverá reduzir as atividades do seu programa nuclear e permitir uma maior vigilância pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nos próximos seis meses, a espera de uma "solução global".

"Este primeiro passo expira em seis meses, e não representa um ponto final aceitável para os Estados Unidos ou para nossos parceiros do Grupo 5%2b1", indicou a Casa Branca.

Principais pontos

- O Irã concorda em interromper todo o "seu enriquecimento de urânio acima de 5%, e de desmantelar as ligações técnicas necessárias para enriquecer a substância acima de 5%".

- O Irã concorda em neutralizar seu estoque de urânio enriquecido em torno de 20%, diluindo-o.

- O Irã não construirá novas centrífugas para enriquecer urânio, e irá parar o processo de ativação do reator de água pesada de Arak, que inicialmente deveria produzir plutônio.

- O Irã "não irá construir uma instalação capaz de reprocessamento. Sem o reprocessamento, o Irã não poderá separar o plutônio do combustível utilizado".

- O Irã autorizará inspeções diárias por peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e fornecerá informações sobre seu reator de Arak.

- O Grupo 5%2b1 estabelecerá "uma comissão mista" com a AIEA para monitorar o cumprimento do acordo, incluindo a "possível dimensão militar do programa nuclear do Irã e as atividades iranianas em Parchin", uma de suas bases militares.

- Em troca, o Grupo 5%2b1 concederá um alívio "limitado e temporário, específico e reversível" das sanções impostas, no valor total de cerca de 7 bilhões de dólares.

- Durante seis meses, as potências mundiais não vão impor novas sanções a Teerã por seu programa nuclear, caso o Irã respeite os compromissos do acordo.

- As grandes potências suspenderão "certas sanções sobre o ouro e metais preciosos, sobre a indústria automotiva iraniana, e as exportações petroquímicas do Irã, o que poderia trazer-lhe uma renda de cerca de 1,5 bilhão de dólares".

- Nos próximos seis meses, 4,2 bilhões em vendas de petróleo iraniano sujeitas às sanções serão desbloqueadas.

- A maioria das sanções comerciais e financeiras impostas pelos Estados Unidos permanecerão em vigor, assim como todas as adotada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação