Mundo

Conselho da ONU aprova intervenção francesa em apoio à força africana

O texto proposto pela França autoriza os soldados franceses na RCA a "adotar todas as medidas necessárias para apoiar a Misca no cumprimento de seu mandato"

Agência France-Presse
postado em 05/12/2013 14:25
O Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou nesta quinta-feira (5/12) que a França intervenha na República Centro-africana (RCA) com o objetivo de restabelecer a ordem, em apoio a uma força pan-africana.

Esta votação unânime dos 15 membros do Conselho foi realizada num momento em que explodiram confrontos na capital Bangui, que se encontra sob toque de recolher e onde foram mobilizados 250 soldados franceses na capital.



O texto proposto pela França - antiga potência colonial - autoriza os soldados franceses na RCA a "adotar todas as medidas necessárias para apoiar a Misca (força africana na RCA) no cumprimento de seu mandato".

A Misca poderá ser mobilizada por um período de doze meses, com uma cláusula de revisão a cada seis meses, com a missão de "proteger os civis, restaurar a ordem e a segurança, estabilizar o país" e facilitar a entrega de ajuda humanitária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação