Mundo

Papa declara santo seu jesuíta preferido, o francês Pierre Favre

Durante uma audiência com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, ele declarou santo o jesuíta sem que uma cerimônia de canonização fosse necessária

Agência France-Presse
postado em 17/12/2013 17:20

Francisco desejava que esse religioso pouco conhecido, beatificado pelo Papa Pio IX (1846-1878) em 1872, fosse proclamado santo

Cidade do Vaticano - O papa Francisco declarou santo nesta terça-feira (17/12), dia de seu 77; aniversário, seu jesuíta favorito, o francês Pierre Favre (1506-1546), natural de Saboia e amigo do fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, anunciou o Vaticano.

Durante uma audiência com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, ele declarou santo o jesuíta sem que uma cerimônia de canonização fosse necessária.

Pierre Favre é um dos modelos do papa Francisco, segundo suas próprias confidências. Ele caminhou pelas estradas da Europa antes do Concílio de Trento, indo ao encontro de pessoas de todas as condições, incluindo aquelas que se opunham as suas ideias, resistindo ao aumento da intolerância religiosa e defendendo o ecumenismo, antes da carta com os protestantes.

Leia mais notícias em Mundo


Francisco desejava que esse religioso pouco conhecido, beatificado pelo Papa Pio IX (1846-1878) em 1872, fosse proclamado santo.

Assim como fará na próxima canonização do papa João XXIII, em abril, Francisco não esperou que a Congregação para as Causas dos Santos validasse um milagre obtido por sua intercessão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação