Mundo

Astronautas iniciam missão para reparar falha em estação espacial

De acordo com a Nasa, essa é a primeira das três incursões planejadas para reparar uma falha no sistema de arrefecimento da plataforma avançada orbital

Agência France-Presse
postado em 21/12/2013 11:04
Washington - Dois astronautas americanos da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) saíram ao espaço neste sábado, na primeira de três incursões planejadas para reparar uma falha no sistema de arrefecimento da plataforma avançada orbital, informou a Nasa. "A caminhada espacial de hoje começou oficialmente", informou um comentarista da agência espacial dos Estados Unidos, que transmitiu imagens ao vivo do astronauta japonês Koichi Wakata, encarregado da operação, de dentro da ISS.

Leia mais notícias em Mundo


O objetivo da primeira caminhada, que começou às 12H01 GMT, minutos antes do previsto, com duração estimada de seis horas e meia, é substituir uma bomba de um dos circuitos de refrigeração, cuja válvula está bloqueada, impedindo o fluxo normal do amoníaco necessário para mater a estação em uma temperatura adequada.

O astronauta americano Rick Mastracchio realiza a sétima caminhada espacial de sua carreira, acompanhado pelo estreante Mike Hopkins, que faz sua primeira incursão fora do laboratório de pesquisa global. Wakata irá operar o braço robótico de 15 metros da estação, içando Mastracchio e o pesado equipamento de uma seção a outra da ISS. Desde que o problema foi detectado pela primeira vez, em 11 de dezembro, a climatização da estação espacial depende de um segundo circuito de refrigeração.

A Nasa decidiu fazer o conserto o quanto antes, porque, caso houvesse uma falha no segundo sistema, a ISS ficaria em uma situação perigosa, que poderia requerer a retirada de sua tripulação. A falha, no entanto, nunca pôs em risco os seis tripulantes, afirmou a agência espacial americana.

Treinados em uma piscina


A primeira tarefa dos astronautas será desligar a bomba defeituosa, do tamanho aproximado de um refrigerador (1,65m de altura x 1,20m de largura x 0,90m de profundidade). Na segunda caminhada, marcada para segunda-feira, os astronautas irão remover a bomba, para que ela possa ser substituída por um equipamento reserva, armazenado na ISS.

Tanto Mastracchio quanto Hopkins treinaram para esta tarefa na grande piscina da Nasa, em Houston, Texas. Uma terceira caminhada espacial está prevista para o dia de Natal, quando a bomba defeituosa será transferida, e a instalação de substituição, concluída. No entanto, existe a possibilidade de que os astronautas concluam toda a tarefa em apenas duas caminhadas, apontou a Nasa.

Sem medo do capacete

Os responsáveis pela ISS confiam no bom funcionamento do capacete que Hopkins usará. Ele apresentou um vazamento misterioso de água durante uma caminhada espacial realizada em 16 de julho pelo astronauta italiano Luca Parmitano, o que levou ao seu retorno às pressas à ISS.

A diretora de voo da estação espacial, Dina Contella, reconheceu que a Nasa ainda não identificou a origem do problema. Como precaução, a agência incluiu nos capacetes uma almofada absorvente extra. Os astronautas da ISS também criaram um sistema próprio: um tubo de plástico que lhes permite respirar pela boca caso o capacete se encha de água.

A decisão da Nasa de realizar estas caminhadas de emergência levou ao adiamento, para o começo de 2014, do lançamento da cápsula não-tripulada Cygnus, da empresa Orbital Science, que deveria ter realizado sua primeira missão de abastecimento da ISS no último dia 19.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação