Mundo

Putin denuncia "crimes abomináveis" dos atentados de Volgogrado

Dois atentados suicidas deixaram 34 mortos a poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi

Agência France-Presse
postado em 01/01/2014 09:13

O presidente Vladimir Putin coloca flores no local da explosão em Volgogrado

Moscou - O presidente russo Vladimir Putin denunciou nesta quarta-feira os "crimes abomináveis" de Volgogrado, onde dois atentados suicidas deixaram 34 mortos, a poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

[SAIBAMAIS]"Os crimes abomináveis que foram cometidos aqui em Volgogrado não precisam de nenhum comentário", disse Putin durante uma visita realizada sem aviso prévio à cidade de um milhão de habitantes do sul da Rússia, conhecida como Stalingrado durante a era soviética.

"Não interessa como os criminosos justificam suas ações, não há justificativa para os crimes cometidos contra civis, especialmente contra as mulheres e as crianças", afirmou o presidente russo.

No domingo, um atentado em uma estação ferroviária da cidade matou 18 pessoas e na segunda-feira um ataque contra um ônibus elétrico provocou 16 mortes.



Os dois atentados foram executados por suicidas, mas não foram reivindicados por nenhum grupo. A imprensa russa atribui os ataques a ativistas que desejam a criação de um Estado islâmico no Cáucaso russo. Segundo analistas, os atentados teriam como objetivo criar um clima de terror antes dos Jogos de Sochi, entre 7 e 23 de fevereiro.

Em julho, o líder da rebelião islamita na região, Doku Umarov, fez uma convocação para impedir a realização dos Jogos "por todos os meios". Volgogrado fica a 700 km de Sochi, uma distância relativamente pequena em um país tão extenso como a Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação