Mundo

Irlanda do Norte inicia audiências sobre abusos contra crianças

A comissão de inquérito conversou com pessoas que disseram ter sido vítimas de abusos sexuais, físicos e emocionais em instituições religiosas e estatais

Agência France-Presse
postado em 13/01/2014 12:13
Belfast - As audiências da investigação sobre os possíveis abusos contra crianças cometidos em instituições da Igreja e do Estado na Irlanda do Norte começaram nesta segunda-feira (13/1) com a participação de centenas de testemunhas. A investigação deve determinar se são verdadeiras as denúncias de abusos de crianças em orfanatos, hospitais e instituições penais entre 1922 e 1995.

[SAIBAMAIS]Até o momento, 434 pessoas pediram para testemunhar, entre elas 61 que vivem na Austrália, para onde uma equipe de investigação viajou em 2013 para solicitar a colaboração. As audiências devem se estender até junho de 2015 e o relatório final será entregue ao governo em janeiro de 2016. A comissão de inquérito, presidida pelo juiz aposentado Anthony Hart, conversou com pessoas que disseram ter sido vítimas de abusos sexuais, físicos e emocionais em instituições religiosas e estatais.



Duas instituições de Londonderry administradas pelas freiras Irmãs de Nazaret estarão no centro das primeiras audiências, realizadas em Banbridge, no condado de Down. A vizinha República da Irlanda organizou uma investigação similar que determinou que os abusos existiram e que eram sistemáticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação