Mundo

Islamitas do Cáucaso russo prometem atentados nos Jogos de Sochi

Um vídeo de 49 minutos foi divulgado nesta segunda-feira (20/1), em um site jihadista, e se apresenta como a mensagem de despedida dos dois terroristas suicidas

Agência France-Presse
postado em 20/01/2014 09:45
Moscou - Islamitas do Cáucaso russo ameaçaram realizar atentados em Sochi durante a realização dos Jogos Olímpicos de inverno, que começam no dia 7 de fevereiro, em um vídeo que foi divulgado nesta segunda-feira (20/1) no site jihadista vdagestan.com.

"Em relação aos Jogos Olímpicos, preparamos um presente para ti e para os turistas, a fim de vingar o sangue dos muçulmanos derramado no mundo inteiro", afirmam - dirigindo-se ao presidente russo Vladimir Putin - dois homens de 25 anos, com o rosto descoberto, apresentados como os autores dos atentados suicidas que deixaram 34 mortos em Volgogrado no fim de dezembro.

Este vídeo de 49 minutos, intitulado "Convocação de Suleiman e Abdurajman antes da operação de Volgogrado", se apresenta como a mensagem de despedida dos dois terroristas suicidas. O vídeo mostra imagens dos dois atentados de Volgogrado, a preparação de uma bomba e a maneira como ela é atada ao braço de um terrorista e conectada a um detonador na palma de sua mão.



Os dois homens convocam a "levar a jihad não apenas ao Cáucaso, mas também às grandes cidades da Rússia" e afirmam que um grande número de jovens estão dispostos a participar de atentados suicidas como os de Volgogrado. O vdagestan.com é o site dos islamitas do Daguestão, uma das repúblicas do Cáucaso mais instáveis e afetadas pela rebelião islamita.

A segurança é uma das principais preocupações das autoridades russas para os jogos de Sochi. "Nossa tarefa como organizadores é garantir a segurança dos participantes e dos espectadores, e vamos fazer tudo nesse sentido", declarou na sexta-feira (17/1) Putin em uma entrevista concedida a várias redes de televisão russas e estrangeiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação