Mundo

Indianos realizam protesto contra proibição de relação sexuais entre gays

A manifestação ocorrerá em nova Délhi, no dia em que o país comemora o Dia da República

Agência France-Presse
postado em 23/01/2014 13:25
Nova Délhi - Centenas de gays e lésbicas indianos tomarão as ruas de Nova Délhi no domingo (26/1) exigindo igualdade de direitos e uma reversão da recente proibição de relações sexuais entre gays, no dia em que o país comemora seu Dia da República. Integrantes de vários grupos de direitos humanos e ativistas da sociedade civil também vão aderir à marcha de protesto, que vai começar no coração do distrito comercial da cidade após o fim das celebrações pelo Dia da República.

[SAIBAMAIS]"Queremos perguntar ao governo se estamos incluídos na atual ideia da Índia de uma república", declarou Mohnish Malhotra, um dos organizadores da parada, à AFP. "O governo falhou em seu dever constitucional de proteger e promover os direitos dos homossexuais", acrescentou. As relações sexuais entre gays foram legalizadas em 2009, quando o Supremo Tribunal de Délhi decidiu que vários artigos da Constituição que as criminalizavam infringiam os direitos fundamentais.



No entanto, no mês passado o Tribunal de Apelações indiano decidiu que o Supremo Tribunal havia ultrapassado as suas competências e que uma lei aprovada em 1860 durante o domínio colonial britânico ainda estava válida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação