Mundo

Estados Unidos pedem ao Iêmen para completar transição democrática

"Os Estados Unidos cumprimentam os iemenitas pela conclusão do diálogo nacional", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf

Agência France-Presse
postado em 25/01/2014 19:52
Washington - Os Estados Unidos pediram ao Iêmen neste sábado para completar sua transição democrática implantando uma reforma constitucional e convocando eleições nacionais em breve.

Os comentários de Washington foram feitos em um momento em que grupos rivais do Iêmen encerraram meses de diálogo para elaborar um rascunho da nova Constituição e o estabelecimento de um estado federal em um país em que os cidadãos do sul pedem independência.

[SAIBAMAIS]

"Os Estados Unidos cumprimentam os iemenitas pela conclusão do diálogo nacional", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, em um comunicado em que destacou que, embora tenha havido "progressos significativos", o trabalho para uma transição democrática no Iêmen "não está completo".

Os independentistas boicotaram as negociações iniciadas em março de 2013 como parte do processo de transição respaldado pelas Nações Unidas após o levante popular que levou à saída negociada do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, dentro dos protestos da Primavera Árabe, após 33 anos no poder.

Leia mais notícias em Mundo

O sucessor de Saleh, o presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, se comprometeu neste sábado a formar comissões para redigir a nova Constituição e discutir a fundo os detalhes da nova federação prometida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação