Mundo

Edward Snowden acredita que governo dos Estados Unidos quer matá-lo

"Estas pessoas, e são funcionários do governo, disseram que gostariam de colocar uma bala na minha cabeça ou me envenenar na saída de um supermercado", explica Snowden durante entrevista a um programa de televisão alemão

Agência France-Presse
postado em 26/01/2014 14:42
Berlim - Edward Snowden, o ex-analista de segurança da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, está convencido de que o governo americano quer matá-lo - é o que ele diz em entrevista a um programa de televisão alemão, que será exibido na noite deste domingo.

Esta é a primeira entrevista filmada que o ex-analista concede desde que ele deixou Hong Kong em junho de 2013 para se refugiar na capital russa, onde vive atualmente.

[SAIBAMAIS]"Estas pessoas, e são funcionários do governo, disseram que gostariam de colocar uma bala na minha cabeça ou me envenenar na saída de um supermercado", explica Snowden, segundo a dublagem em alemão de suas falas, num trecho divulgado pelo canal estatal ARD.

Para justificar seu medo, Snowden se baseia num artigo divulgado na semana passada pelo site de informações BuzzFeed, intitulado "Espiões americanos querem a morte de Edward Snowden".

O artigo citava, sob anonimato, um funcionário do Pentágono: "Adoraria meter uma bala na sua cabeça".



"Num mundo onde não houvesse restrição para matar um americano, eu iria lá e o mataria eu mesmo", disse outro analista da NSA.

Na última terça-feira, o advogado russo de Edward Snowden, Anatoli Kucherena, afirmou que o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana teme por sua vida após ter sido ameaçado por líderes americanos.

Uma entrevista de cerca de trinta minutos deve ser divulgada neste domingo às 20H00 (horário de Brasília) no canal público alemão ARD. Os primeiros trechos da conversa devem ser exibidos um pouco mais cedo, durante o programa do popular comentarista Günther Jauch.

A entrevista foi feita por um jornalista da emissora, e foi gravada nesta semana em Moscou.

Snowden, que chegou no final de junho à Rússia, onde obteve asilo provisório, vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa americano de espionagem, desencadeando um escândalo internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação