Mundo

Saqueadores atiram na República Centro-Africana, perto a lojas mulçulmanas

A intensidade dos tiros diminuiu meia hora depois, quando os habitantes da região fugiram a bairros próximos

Agência France-Presse
postado em 29/01/2014 10:24
Bangui - Disparos de armas automáticas e explosões eram ouvidos ao meio-dia desta quarta-feira (27/1) no centro de Bangui, capital da República Centro-Africana, onde também ocorriam saques. Os disparos, de origem desconhecida até o momento, eram ouvidos nas zonas próximas ao bairro PK-5.

[SAIBAMAIS]Há alguns dias, saqueadores e milicianos cristãos tentam entrar no bairro PK-5, uma região repleta de lojas pertencentes em sua maioria a muçulmanos. A intensidade dos tiros diminuiu meia hora depois, quando os habitantes da região fugiram a bairros próximos. Em outros bairros da cidade foram registrados saques e atos violentos que deixaram ao menos dois mortos durante a manhã.



Em um bairro próximo ao aeroporto, um civil muçulmano foi assassinado com uma faca por milicianos cristãos, embora os soldados franceses que participam da operação Sangaris tenham agido para protegê-lo. A uma centena de metros de distância um jovem, neste caso cristão, também morreu vítima de uma arma branca pelas mãos de um civil, contou Benjamin, testemunha na cena do crime.E no centro da cidade os saqueadores levavam as mercadorias roubadas nos arredores.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na terça-feira uma missão militar europeia na República Centro-Africana para ajudar as tropas francesas e africanas da MISCA que lutam para restabelecer a ordem em Bangui, onde cristãos e muçulmanos se enfrentam em atos de violência quase diários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação