Mundo

Japão pede medidas à Holanda contra navio da ONG Sea Shepherd

Navio "Bob Barker" da organização que combate a caça de baleias e o navio baleeiro da frota japonesa "Yushin Maru N°2" sofreram uma colisão e se acusaram mutuament

Agência France-Presse
postado em 03/02/2014 11:18
Tóquio - O Japão pediu nesta segunda-feira (3/2) ao governo holandês medidas concretas contra o navio da organização ecologista Sea Shepherd, de bandeira holandesa, que no domingo se chocou contra um baleeiro japonês no oceano Austral.

O navio "Bob Barker" da organização que combate a caça de baleias e o navio baleeiro da frota japonesa "Yushin Maru N;2" sofreram uma colisão e se acusaram mutuamente. Segundo o Sea Shepherd, o choque foi provocado pelo barco japonês para impedir que a embarcação ecologista se aproximasse de outro baleeiro nipônico, o "Nisshin Maru".

Leia mais notícias em mundo

Por sua parte, o secretário do governo japonês, Yoshihide Suga, acusou a ONG fundada pelo canadense Paul Watson de ser responsável pelo incidente, e denunciou um "ato de sabotagem extremamente perigoso". Apesar de a caça comercial às baleias estar proibida desde 1986, o Japão continua com a prática dentro de um programa de pesquisa científica chamado Jarpa II.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação