Mundo

Papa Francisco pede que jovens rabinos compreendam doutrina cristã

O pontífice também incentivou o aprofundamento do judaísmo nos seminários católicos

Agência France-Presse
postado em 13/02/2014 11:26
Ao receber uma delegação do Comitê Judaico Americano, o papa recordou a herança comum de judeus e cristãos na busca de um

Cidade do Vaticano
- O papa Francisco desejou nesta quinta-feira (13/2) que "cresça um desejo de compreensão" do cristianismo entre os jovens rabinos, ao mesmo tempo em que incentivou o aprofundamento do judaísmo nos seminários católicos.

Ao receber uma delegação do Comitê Judaico Americano (AJC), liderado pelo rabino David Rosen, o Papa argentino falou sobre a "transmissão às novas gerações da herança do nosso conhecimento, respeito e amizade mútuas". Jorge Mario Bergoglio, que mantinha quando era cardeal de Buenos Aires relações muito cordiais com os rabinos da Argentina, expressou "a esperança de que o estudo das relações com o judaísmo possa continuar a florescer nos seminários e nos centros de formação para os leigos católicos".



[SAIBAMAIS]Ele manifestou a "esperança de que, da mesma forma, o desejo de uma compreensão do cristianismo possa crescer entre os jovens rabinos e a comunidade judaica". O Papa recordou a herança comum de judeus e cristãos na busca de um "mundo mais justo e fraterno". "A proteção dos pobres, das viúvas, órfãos e estrangeiros está escrito nas Sagradas Escrituras" das duas religiões, observou, enquanto os estrangeiros não são sempre bem-vindos, seja na Europa ou em Israel.

Durante séculos, a desconfiança e o preconceito muitas vezes prevaleceu entre as duas comunidades. Isto fez crescer na comunidade cristão um anti-judaísmo, por vezes virulento e violento, marcado por pogroms. A desconfiança, desprezo e preconceitos persistem tanto entre alguns fundamentalistas católicos como entre alguns rabinos, especialmente após o trauma do Holocausto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação