Mundo

Jean Claude Juncker é candidato à presidência da Comissão Europeia

Delegados do Partido Popular Europeu escolheram o luxemburguês como seu candidato

Agência France-Presse
postado em 07/03/2014 15:55
Ex-primeiro-ministro de Luxemburgo venceu o comissário francês Michel Barnier em sua disputa para encabeçar a campanha do PPE nas próximas eleições europeias
Dublin - Os delegados do Partido Popular Europeu (PPE, centro-direita), reunidos em Dublim, escolheram o luxemburguês Jean Claude Juncker como seu candidato à presidência da Comissão Europeia.

O ex-primeiro-ministro de Luxemburgo, 59 anos, venceu o comissário francês Michel Barnier em sua disputa para encabeçar a campanha do PPE nas próximas eleições europeias previstas de 22 a 25 de maio.



O grupo socialista elegeu o atual presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, como seu candidato para suceder José Manuel Durão Barroso à frente do executivo europeu, apesar de ainda não ter sido oficialmente designado.

A designação como presidente a Comissão já não e automática. Em virtude do Tratado de Lisboa, os chefes de Estado e de governo da União Europeia devem levar em conta a partir de agora os resultados das eleições europeias para eleger a presidência do executivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação