Mundo

Avião da Malaysia Airlines desaparece com 239 pessoas a bordo

A empresa declarou que o voo MH370 desapareceu às 2h40 de sábado, horário local (15h40 de sexta em Brasília)

Agência France-Presse
postado em 07/03/2014 22:11
Kuala Lumpur - Um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo, que seguia de Kuala Lumpur para Pequim, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo quando estava próximo ao Vietnã, informaram a companhia e as autoridades vietnamitas. Em nota, a empresa declarou que o voo MH370 desapareceu na madrugada de sábado (tarde de sexta em Brasília).

O avião, um Boeing 777-200, deixou Kuala Lumpur logo após a meia-noite de sexta-feira, com previsão de chegada a seu destino às 06h30 de sábado, no horário local (19h30 de sexta, em Brasília). "O aparelho perdeu contato próximo ao espaço aéreo da província de Ca Mau, antes de entrar em contato com o controle aéreo da cidade de Ho Chi Minh", revelou um oficial do governo vietnamita.

Leia mais notícias em Mundo

O voo passaria ao controle de tráfego aéreo de Ho Chi Minh às 17H22 GMT (14H22 Brasília), mas "jamais apareceu", disse o oficial. O ministério vietnamita da Defesa lançou uma operação de busca e resgate em coordenação com as autoridades malaias e chinesas, acrescentou o oficial.

A imprensa regional informou que as operações de busca se estendem por mar e ar, com o emprego de aeronaves e navios.

Segundo a Malaysian Airlines, o Boeing transportava 227 passageiros e 12 tripulantes, de 13 nacionalidades, incluindo 153 chineses, 38 malaios, 12 indonésios, 7 australianos, três americanos, três franceses, dois canadenses, dois ucranianos, dois neozelandeses, um austríaco, um russo, um holandês e um taiuanês. Havia duas crianças a bordo.

"No momento, a Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades, que ativaram suas equipes de busca e de resgate para localizar a aeronave", acrescentou o diretor da companhia Ahmad Jauhari.

"Nossos pensamentos e orações estão com os passageiros envolvidos, a tripulação e os membros de suas famílias", disse Ahmad Jauhari.

Um porta-voz da Malaysian Airlines informou que, pelo momento, não há mais detalhes sobre o desaparecimento.

Sites especializados revelaram que o avião estava com a rota e a altitude alteradas quando perdeu contato. O aparelho tinha combustível para sete horas e meia de voo.

Quando ocorreu a perda de contato o tempo estava bom na região, o que aumenta o mistério sobre a causa do desaparecimento.

A agência oficial de notícias Xinhua (Nova China), que cita as autoridades de aviação, confirmou que o aparelho perdeu contato quando estava no espaço aéreo do Vietnã, fora do território chinês, mas Pequim acionou suas equipes de busca e resgate para vasculhar uma ampla região na fronteira.

O 777-200, um grande jato de passageiros de apenas duas turbinas, tem um histórico extremamente confiável.

A Boeing informou em seu site que acompanha de perto a situação e destacou que "nossos pensamentos estão com as pessoas a bordo".

Os aviões da Malaysia Airlines (MAS) têm registro de poucos acidentes.

Um dos pequenos Twin Otter, operado pela MASwings, caiu no estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéus, em outubro passado. Morreram o copiloto e um passageiro.

Em 1977, um jato se acidentou no sul da Malásia. Todos os 93 passageiros e sete tripulantes morreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação