Mundo

Líderes do G7 pedem a Rússia o fim das ações para anexar a Crimeia

Segundo o presidente da Comissão Europeia, "o que ocorreu na Crimeia foi uma injustificável e inaceitável violação da soberania e integridade territorial ucraniana"

Agência France-Presse
postado em 12/03/2014 08:06
Estrasburgo - Os líderes do G7 pediram nesta quarta-feira (12/3) a Rússia o fim de todas as ações para anexar a península ucraniana da Crimeia, afirmou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. "Junto a outros membros do G7 já condenamos com firmeza e sem equívoco esta ação", escreveu Barroso no Twitter.

[SAIBAMAIS]Ele também anunciou uma declaração do G7 para as 13h (10h de Brasília). Barroso participa ao lado de Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu (órgão que representa os Estados membros da União Europeia) nas reuniões do G7. "O que aconteceu na Crimeia foi uma injustificável e inaceitável violação da soberania e integridade territorial ucraniana", destacou Barroso.



Na terça-feira, o Parlamento da Crimeia aprovou uma declaração de independência antes do referendo previsto para domingo sobre a anexação desta península à Federação Russa, uma declaração considerada por Moscou "absolutamente legal".

O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália e Japão. Em 1998 a Rússia entrou para o grupo e foi criado o G8, mas no início do mês de março o G7 anunciou a suspensão dos preparativos da reunião de cúpula de Sochi de junho e condenou a "clara violação da soberania da Ucrânia" por Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação