Mundo

Governo venezuelano lança cartão magnético para fornecimento de alimentos

Sem dar maiores detalhes, o presidente mostrou o cartão 'Abastecimento seguro' - nas cores da bandeira venezuelana - que servirá para identificar os usuários das redes de distribuição de alimentos

Agência France-Presse
postado em 16/03/2014 22:45
Caracas - O governo venezuelano lançará um cartão magnético para identificar os cidadãos que comprarem alimentos nos supermercados estatais, que vendem, entre outras coisas, produtos básicos subsidiados - informou neste domingo (16/3) o presidente Nicolás Maduro.

Sem dar maiores detalhes, o presidente mostrou o cartão "Abastecimento seguro" - nas cores da bandeira venezuelana - que servirá para identificar os usuários das redes de distribuição de alimentos Mercal, Pdval e Abasto Bicentenário de todo o país.

Maduro explicou que a iniciativa faz parte de uma série de medidas para "reduzir a zero" o contrabando massivo de produtos básicos vendidos nestas redes para a Colômbia.


Também será realizado um "registro biométrico" dos beneficiários da Grande Missão Alimentícia, um plano social para distribuir alimentos a preços subsidiados, e cujos inscritos poderão participar de sorteios de casas subsidiadas, veículos, pacotes turísticos, disse Maduro.

Há vários meses os venezuelanos sofrem com o desabastecimento de produtos como açúcar, leite, farinha, pão ou papel higiênico, por conta da diminuição nas importações, das quais depende a maior parte do consumo do país.

A escassez de produtos básicos é um dos fatores-chave da onda de protestos que sacode a Venezuela há mais de um mês, e já deixou 28 mortos e quase 400 feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação