Mundo

EUA anuncia sanções contra ex-presidente ucraniano e funcionários russos

Medidas foram divulgadas em consequência da ação de Moscou na Crimeia

Agência France-Presse
postado em 17/03/2014 11:05
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou nesta segunda-feira (17/3) sanções contra 11 altos funcionários russos e ucranianos, incluindo o ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanokovytch, em represália pelo referendo de anexação da Crimeia à Rússia.

O congelamento de ativos nos Estados Unidos afetará o vice-primeiro-ministro russo Dmitri Rogozin, a presidente do Conselho da Federação (câmara alta do Parlamento) Valentina Matvienko, dois conselheiros ligados ao presidente Vladimir Putin e dois legisladores da Duma.

Entre os ucranianos, Washington decidiu aplicar sanções contra o ex-presidente pró-Moscou Yanukovytch, um de seus auxiliares e dois ativistas separatistas da Crimeia.



O pacote de sanções constitui a mais grave confrontação entre Estados Unidos e Rússia desde o fim da Guerra Fria, e acontece no momento em que a Crimeia adota passos concretos para unir-se à Rússia um dia depois de um referendo que os países ocidentais consideram ilegítimo.

O anúncio das sanções americanas foi feito pouco depois da divulgação pela União Europeia de sanções contra 21 personalidades ucranianas e russas, consideradas responsáveis pela situação na Crimeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação