Mundo

Putin pede a Obama que apresente proposta dos EUA para a Ucrânia

O contato telefônico entre Obama e Putin, por iniciativa de presidente russo, foi o primeiro desde que Washington impôs novas sanções a dirigentes russos e a um banco

postado em 29/03/2014 13:04
O presidente russo, Wladmir Putin, pediu hoje (29) ao chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, para apresentar uma proposta com o objetivo de pôr fim à crise na Ucrânia, que teme uma invasão da parte oriental após a perda da Crimeia.

A proposta estará sujeita a negociações diretas entre os chefes da diplomacia dos dois países, John Kerry e Sergei Lavrov, respetivamente, anunciou a Presidência americana.

Em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse ter recebido garantias de Vladimir Putin de que ele "não tem intenção de realizar quaisquer operações militares no Sul ou no Leste da Ucrânia".

[SAIBAMAIS]

As autoridades militares americanas estimam em 20 mil o número de soldados russos ao longo da fronteira, enquanto Kiev calcula que o total de soldados russos passe de 100 mil.

A diplomacia russa acusa os dirigentes ocidentais de estarem mal informados e acrescenta que as inspeções internacionais feitas em março perto da fronteira não detectaram quaisquer preparativos de agressão.

O contato telefônico entre Obama e Putin, por iniciativa de presidente russo, foi o primeiro desde que Washington impôs novas sanções a dirigentes russos e a um banco.

Leia mais notícias em Mundo

O presidente Barack Obama ameaçou atacar setores-chave da economia russa caso Moscou não mudasse de atitude, tendo dedicado grande parte da visita feita esta semana à Europa à busca de aliados contra as tentativas do Kremlin. Ainda hoje Obama exortou Putin a mandar retirar as tropas da fronteira da Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação