Mundo

Confrontos nas mesquitas em Israel marcam Domingo de Ramos

Uma mulher foi detida e dois policiais ficaram feridos levemente.

Agência France-Presse
postado em 13/04/2014 08:57
Israel considera Jerusalém sua capital
Jerusalém - A Esplanada das Mesquitas de Jerusalém Oriental foi cenário neste domingo (13/4) de confrontos entre palestinos e a polícia israelense, depois que foi autorizado aos muçulmanos visitar o lugar, na importante data católica do Domingo de Ramos.

Palestinos começaram a jogar coquetéis molotov e pedras contra polícia que abriu uma das portas da esplanada a visitantes não muçulmanos, declarou o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, que insistiu que o horário para este tipo de visita havia sido respeitado.

"Os policiais responderam jogando granadas de efeito moral e entraram no Monte do Templo", afirmou, utilizando o termo com que os judeus denominam o lugar.

Uma mulher foi detida e dois policiais ficaram feridos levemente.

A esplanada, chamada pelos muçulmanos de "Nobre Santuário" e pelos judeus de "Monte do Templo" é um lugar sagrado tanto para o Islã como para o judaísmo, e fonte de tensão quase diárias entre as duas comunidades.

Ao pé da esplanada se encontra o Muro das Lamentações, outro lugar sagrado para o judaísmo.

Os não muçulmanos podem ir à esplanada, mas os judeus não estão autorizados a rezar nela. Os judeus nacionalistas exigem o direito de orar e com frequência tentam entrar na área.

Rosenfeld desconhece se havia judeus entre os visitantes deste domingo.

Em março, a União Europeia advertiu para um risco significativo de distúrbios no Oriente Médio devido às crescentes tensões na Esplanada das Mesquitas.

Israel considera Jerusalém sua capital "unificada e indivisível".

A comunidade internacional não reconhece a anexação em 1967 da parte oriental ocupada da cidade, que os palestinos querem converter em capital de seu futuro Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação