Mundo

Pregador do Vaticano condena os supersalários e a cobiça

Na homilia da Paixão de Cristo, com o papa presente, padre evoca as injustiças e responsabiliza a cobiça pela crise econômica

postado em 19/04/2014 08:00
Francisco reza sozinho, deitado sobre um tapete na Basílica de São Pedro: Páscoa com temática social

No dia em que os cristãos relembraram a morte de Jesus, o pregador oficial do Vaticano, padre Raniero Cantalamessa, condenou a injustiça dos supersalários e a ;amaldiçoada fome por ouro;. O religioso, responsável pela homilia da Paixão de Cristo na missa celebrada Basílica de São Pedro, com a presença do papa Francisco, construiu o sermão em torno do personagem do apóstolo Judas Iscariotes ; que, segundo a narrativa dos Evangelhos, traiu o mestre por 30 moedas de prata. A missa da sexta-feira santa é uma das poucas ocasiões em que o pontífice está na audiência, e não no púlpito. À noite, o papa presidiu pela segunda vez a encenação da via- crúcis, que, neste ano, também abordou o tema da crise econômica e do desemprego, além de outros problemas atuais.

;Por trás de todo o mal em nossa sociedade está o dinheiro, ou pelo menos em parte dele;, afirmou o padre Cantalamessa. ;Não é também um escândalo que algumas pessoas ganhem megassalários ou aposentadorias às vezes 100 vezes maiores que os das pessoas que trabalham para eles? E que levantem a voz para se opor, quando uma proposta é apresentada para reduzir o seu salário pelo bem da justiça social?;, questionou. Francisco, que colocou no centro de seu pontificado o apoio aos pobres e desamparados, já havia tomado posição sobre o assunto. Em dezembro, afirmou que salários e bônus gigantescos eram sintomas de uma economia baseada na ganância e na desigualdade.


Por volta das 21h (16h em Brasília), Francisco chegou às ruínas do Coliseu romano, onde milhares de religiosos e turistas aguardavam o início da cerimônia da Via Crucis. A maior parte dos espectadores acompanhou o rito com tochas nas mãos e a atenção dividida entre os vários telões instalados para garantir a visibilidade completa da encenação. Mais de 50 canais de tevê transmitiram a celebração ao vivo para países de todo o mundo.

O pontífice, que assumiu o comando da Igreja no ano passado, pouco antes da Páscoa, escolheu o bispo italiano Giancarlo Bregantini, de Campobasso, no sul do país, para redigir as passagens ouvidas na celebração de ontem. Bregantini foi operário na juventude e é conhecido por sua luta contra a Máfia, que tentou matá-lo, em 1994, com uma bomba plantada sob o altar. No dia, o sacerdote estava sendo sagrado bispo.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação