Mundo

Cinzas de García Márquez devem ser jogadas na Colômbia e no México

A família do autor optou pela cremação do corpo em uma cerimônia privada na capital mexicana

postado em 19/04/2014 12:59

AFP PHOTO

As cinzas do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu na última quinta-feira (17), deverão ser espalhadas no México e na Colômbia, informou o embaixador colombiano no México, José Gabriel Ortiz. A família do autor optou pela cremação do corpo em uma cerimônia privada na capital mexicana, onde García Márquez morava desde o início da década de 1960.

Na segunda-feira (21), o governo mexicano prestará uma homenagem, no Palácio das Belas Artes, ao ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que decretou três dias de luto no país pela morte do escritor, deverá participar da cerimônia.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Conhecido como um dos principais nomes da escola literária chamada realismo fantástico, o autor colombiano morreu aos 87 anos em casa. Poucas horas após a morte, frases, fotos e citações do autor invadiram as páginas de redes sociais. Colegas de profissão, como o escritor moçambicano Mia Couto, que participou da 2; Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, também homenagearam García Márquez.

Na última segunda-feira (14), a mulher e os filhos do escritor haviam informado que seu estado se saúde era "muito frágil", havendo "risco de complicações". Após ser hospitalizado por uma semana devido a uma infecção pulmonar, o autor de Cem Anos de Solidão e de O Amor nos Tempos do Cólera havia retornado para casa no início do mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação