Mundo

Diretor de Titanic perde robô de exploração submarino em fossa de Kermadec

Segundo o Instituto Oceanográfico Woods Holoe, o robô implodiu em consequência da pressão na fossa

Agência France-Presse
postado em 13/05/2014 10:29
Wellington - O cineasta James Cameron, diretor dos filmes "Titanic" e "Avatar", perdeu um robô de exploração submarina, o "Nereus", a 10 mil metros de profundidade na fossa de Kermadec, uma das mais profundas do mundo.

[SAIBAMAIS]"É como perder um amigo", escreveu Cameron na página no Facebook do Instituto Oceanográfico Woods Holoe (WHOI). O "Nereus" implodiu em consequência da pressão na fossa, segundo o instituto. O robô submarino, programado para subir automaticamente em caso de perda de contato com a superfície, não reapareceu. Pouco depois, a tripulação do barco de superfície detectou destroços do "Nereus" flutuando, segundo o WHOI.



O robô era "o único veículo em serviço no mundo capaz de descer às profundidades extremas das fossas oceânicas. É uma perda trágica para as ciências profundas", destacou James Cameron. A perda do robô aconteceu dentro da missão Hadal Ecosystem Studies (HADES) que, desde abril, estuda os fundos marinhos abissais, aqueles que superam os 2.000 metros de profundidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação