Mundo

Iraque: governo anuncia morte de 80 rebeldes após atentados suicidas

Os dois ataques foram cometidos com apenas alguns minutos de intervalo, em horário de grande movimentação em setor comercial

Agência France-Presse
postado em 15/05/2014 20:15
Pessoas se reúnem no local de um ataque com carro-bomba no distrito de Sadr City, em Bagdá
O Ministério iraquiano da Defesa anunciou nesta quinta-feira a morte de 80 rebeldes no Iraque, onde pelo menos 25 pessoas morreram em atentados, ou outros tipos de ataque, de acordo com fontes médicas e oficiais.

Dois atentados suicidas deixaram pelo menos dez mortos nesta quinta de manhã, no centro de Bagdá. Ambos os ataques foram cometidos com apenas alguns minutos de intervalo, no horário do "rush", no setor comercial de Kerrada e perto de um cruzamento, onde há um hospital, uma sede da polícia e um tribunal.



"O primeiro ataque foi um atentado suicida com carro-bomba entre o tribunal e a sede da polícia", declarou o general Saad Maan, porta-voz para assuntos de Segurança. "Depois de alguns minutos, outro suicida (...) se detonou", acrescentou. Entre as vítimas fatais dos dois ataques, estão "vários membros das forças de segurança", explicou.

Em outro bairro de Bagdá, onde vivem xiitas em sua maioria, a explosão de um carro-bomba na frente de várias lojas matou pelo menos três pessoas.

Em outros pontos do país, sete pessoas foram mortas em diferentes ataques, acrescentaram as autoridades.

Também nesta quinta homens armados mataram cinco oficiais do Exército iraquiano depois de tomarem seu veículo na província de Saladino, ao norte de Bagdá, disseram fontes médicas e de segurança. Os oficiais seguiam para sua unidade, a qual combate os insurgentes antigoverno na província ocidental de Al-Anbar.

O Iraque é palco de ataques e atentados que matam, em média, 25 iraquianos por dia, em uma espiral de violência similar à de 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação