Mundo

Herói anônimo, Nicholas Winton ganha prêmio aos 105 anos

Responsável por salvar 669 crianças durante a Segunda Guerra Mundial, esse senhor pode resgatar a sua fé na humanidade

Thaís Cunha
postado em 22/05/2014 18:35
Aos 105 anos, o britânico Nicholas Winton faz parte da história da Segunda Guerra Mundial em um dos episódios mais emocionantes. Em 1938, ele foi responsável por resgatar 669 crianças condenadas à morte em campos de concentração da antiga Tchecoslováquia.

Mesmo com o feito, o protagonista passou despercebido até 1988, quando um canal de televisão inglês conseguiu reunir algumas das pessoas de quem ele salvou a vida durante a guerra. Agora,Nicholas Winton continua sendo reconhecido. Na segunda-feira (19/05), quando fez aniversário, foi premiado com a Ordem do Leão Branco, a maior da agora República Tcheca. Na homenagem, o presidente do país, Milos Zeman, o apontou como exempo de humanidade, caridade, coragem e modéstia. O título será entregue em outubro.

[SAIBAMAIS]O aniversário foi comemorado em uma festa com cerca de cem convidadados, muitos deles crianças ou herdeiros de quem ele já salvou a vida. De acordo com o jornal britânico Guardian, devem haver ao menos 6 mil pessoas ao redor do mundo que devem a vida a Winton. No último mês, em uma entrevista para um canal de tevê, ele contou o segredo. ;Trabalho com o lema de que se uma coisa não é impossível, deve haver uma forma de fazê-la;.

Nicholas Winton posa em frente ao trem, restaurado em 2009, responsável por levar crianças da Tchecoslováquia para a Inglaterra

Foi com a frase em mente que ele desistiu das férias em Londres para viajar para a a agitada Praga, capital da Tchecoslováquia, quando os nazistas haviam acabado de invadir o país. Sem nunca ter ocupado um cargo entre os militares britânicos e nenhuma experiência em trabalhos humanitários, ele criou propagandas de abrigos, manipulou documentos que o impediam de salvar as crianças e passou nove meses até conseguir tranferi-los do campo de concentração para a Grã Bretanha.

76 anos depois, Nicholas Winton continua emocionando. No ano passado, sua história virou o premiado documentário ;Nicky;s Family;, vencedor de vários prêmios. Assista ao trailer, em inglês:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação